borboleta

borboleta

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Caracteríticas de um professor


Quais as características de um bom professor?



Eu espero atender as necessidades dos meus alunos, quero que eles gostem da minha aula, sintam prazer em aprender. Quero levar para dentro da sala uma aula bem diferente todos os dias e bem divertida. Pois para mim é dessa forma que um professor tem que ser.

Com base nisso foi feita uma entrevista com algumas pessoas de diferentes faixas etárias. O resultado foi:

·         Pra uma criança:

Para minha surpresa a grande maioria das crianças entrevistadas, com faixa etária de 9 a 10 anos respondeu que um bom professor é aquele que é educado, “legal”, calmo, responsável, dedicado. Claro que houve aqueles que responderam que um bom professor tem deixar brincar, escutar música na sala.



“Primeiramente educado é claro, paciente e legal, mas não um legal muito legal para os alunos não tirar deboche da bondade dele, bruto nas horas certa e alegre” (Emerson, 10 anos).



·         Para um adolescente:

“Pra mim um professor bom mesmo seria um que fosse sério, atento, brincalhão (mas na hora certa), que tirasse as dúvidas de todos os alunos, que explicasse bem, fizesse muitos seminários e passeios” (Henrique, 14 anos).



·         Para um jovem:

“Um bom professor é aquele que estimula os alunos a aprender, não só da forma mais tradicional, com suas aulas e palestras sempre iguais, mas sim de todas as formas de aprendizado, como por exemplo, realizando trabalhos, atividades em sala, recomendando sites e atividades que os alunos gostem de fazer, pois mesmo que a atividade seja mais simples, a essência do que precisa ser passado ficará na mente do aluo sem ele esquecer depois de algum tempo” (Vanessa, 20 anos).



“Um bom professor seria aquele que se diferenciasse de alguns padrões de ensino que já se encontram ultrapassados, buscando o retorno positivo dos alunos através de métodos mais dinâmicos que trouxessem uma maior interação na relação entre o aluno e o conhecimento. Um exemplo seria as experiências em sala, excursões a eventos científicos, ou seja, algo menos entediante que uma sala de aula” (Henrique, 25 anos).



·         Para um adulto:

“Um bom tem que ser atencioso, paciente, apesar da qualidade do ensino e das suas condições de trabalho. Ele tem que ter prazer em ensinar.” (Abiraci, 40 anos).

Concluindo, desde a criança até o adulto, todos tem os mesmos pontos de vista, porém de formas diferentes. Todos querem um professor responsável, que tem um domínio do conteúdo, segurança do que esta falando, ser educado em sala, e principalmente ter prazer no que faz.

3 comentários:

  1. Parabéns pela atuação!!!
    Gostei da conclusão.

    ResponderExcluir
  2. JULIANA, SILVANIA E KAROL, quanto ao planejamento. Ótimo!!!
    Agora, diante dos conteúdos, delimitem os objetivos específicos.

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Estamos no final de Agosto, aproveitem o final de semana e atualize seu blog, vou avaliar:

    - Libâneo - capítulos 1, 2, 3 e 4.
    - Pedagogia da Autonomia.
    - Planejamento (objetivo geral e específico, justificativa, conteúdo, referências)
    - Entrevista o perfil do professor.

    ResponderExcluir