borboleta

borboleta

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Libâneo cap. 4 = o processo de ensino na escola

O processo de ensino na escola

A combinação de objetivos, conteúdos, métodos e forma de organização de estudo fazem parte das atividades escolares que é caracterizada pelo magistério, que tem a finalidade de fazer com que os alunos assimilem os conhecimentos, habilidades, e habito para desenvolver a sua capacidade cognoscitiva. E com isso há uma relação de reciprocidade entre alunos e professores.
O ensino que consiste em transmitir a matéria ao aluno, e quando o professor reproduz o que está no livro e pratica alguns exercícios de classe e casa é chamado de ensino tradicional, esse ensino a maioria das escolas se adaptaram.
Porém o ensino é mais que isso, é a compreensão das ações do professor com o aluno, que são estimulados a assimilar, tendo consciência e sendo ativos, os conteúdos das matérias. Utilizando a forma de ensino tradicional o professor não se preocupará em tornar as matérias mais significantes e interessantes para os alunos, não se preocupará em verificar se o aluno está preparado, se tem alguma dificuldade, e ainda, o ensino fica restrito às paredes da sala de aula, não dando a importância que tem a pratica.
O educador tem um papel importante de dirigir o processo de ensino, com objetivo de estimular o aluno a atividade própria para a aprendizagem. Existem dois tipos de aprendizagens, a casual que surge naturalmente da intervenção entre pessoas com o meio que vive e a organizada que tem o objetivo específico de aprender determinado assunto.
A aprendizagem escolar tem algumas características, ele é planejada,  intencional e dirigida, há influências de fatores afetivos e sociais que afeta o aluno na motivação para estudar, na relação com o professor, entre outros aspectos. A aprendizagem é um processo gradativo e não acontece da noite para o dia, existem crianças que tem dificuldades e outras facilidades de “pegar” o conteúdo, mas também não quer dizer que, por ter facilidade, a criança assimile a matéria.
O ensino é um meio de processo intelectual do aluno, ele abrange a assimilação dos assuntos, mas não é só isso, ele inclui outras tarefas. O ensino é uma combinação adequada entra a condução do processo de ensino do professor e a assimilação ativa com atividades independentes do aluno, ou seja, o professor tem que ter uma metodologia eficaz na condução de todo processo de ensino para que o aluno entenda e possa desenvolver sua capacidade por si mesmo.
A relação entre o ensino e a aprendizagem não é simplesmente transmitir conhecimentos do professor para o aluno, é uma relação de reciprocidade, como já foi dito. o ensino tem finalidade de estimular,

Um comentário:

  1. É importante reconhecer que a abordagem correta é a construção do conhecimento, pois, não somos esponjas ou pano para absorver o conhecimento...

    É bom lembrar deste detalhe, pois, serão educadores com formação universitária....

    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir