borboleta

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sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Processo de ensino e estudo ativo - Libâneo cap. 5

O estudo é uma atividade cognoscitiva que tem o objetivo da assimilação consciente do conhecimento, habilidade e hábitos com o professor sendo o mediador, o elo que une todo o processo ao aluno.
Toda atividade do aluno, tarefas, observações e compreensão do cotidiano que ligam a matéria, sua atenção na aula e discussões fazem parte do estudo ativo, que possibilita o aluno a assimilar os conteúdos e desenvolvimento de suas habilidades e tudo isso não existiria sem o trabalho do professor, e esse trabalho só terá resultado quando o aluno consegue adquiri todas essas atitudes.
O trabalho complexo de planejar aulas (traçar objetivos, explicar matérias, etc.) tem a finalidade de fazer com que o aluno progrida com suas capacidades, mesmo que para conseguir isso o professor se depare com algumas dificuldades, mas existem algumas maneiras de superá-las:
1.      É preciso que o professor domine o conteúdo da matéria
2.      Fazer com que o aluno pense por conta própria
3.      O importante não é terminar o livro, mas garantir que o aluno saiba a matéria ensinada
4.      O ensino deve ser dinâmico, a aula deve ser sempre diferente uma da outra
5.      Formar a atitude crítica e criativa do aluno
O estudo ativo envolve um processo que tem a finalidade de fazer com que o aluno desperte suas habilidades e capacidades, como anotações, por exemplo, diz respeito também a exercícios de reprodução: aplicação de testes rápidos para avaliar a assimilação e domínio da matéria, a tarefas de preparação para o estudo: quando há um dialogo entre aluno e professor e com outros alunos para relatar experiências, a tarefas na fase de assimilação da matéria: o dialogo sobre as experiências trazidas pelos alunos para aula e diz respeito também a tarefas na fase de consolidação e aplicação: consiste na revisão e exercícios de fixação.
 Para ter uma combinação eficaz entre conhecimentos a serem dominados e o desenvolvimento intelectual do aluno é necessário levar em conta alguns fatores que influenciam o estudo ativo, são eles:
·        A incentivação para o estudo: estímulos que despertem os alunos a terem motivação para aprender, e esses estímulos vai depender da atuação do professor.
·        Os conhecimentos das condições de aprendizagem do aluno: a incentivação vai depender das características individuais e sócio-culturais de cada aluno, ou seja, classe social, fatores psicológicos e familiares, etc.
·        Influencia do professor e do ambiente escolar: como já foi dito, o professor deve ter o domínio dos conteúdos, deve planejar a aula e aplicar técnicas eficazes. O ambiente escolar também tem uma importância no processo de ensino, ele pode tanto estimular como desestimular o aluno, esse ambiente deve ser agradável e acolhedor para que tenha um bom resultado na aprendizagem do aluno.

5 comentários:

  1. A computação das postagens para 1ª avaliação foi encerrada.
    Sua nota já foi registrada.
    Portanto, não mais voltaremos para analisar este blog, a fim de considerar como atividade avaliativa nesta 1ª avaliação.

    Abraços – Renilze Ferreira

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  2. Que ótimo, trouxeram o foco da didática no sentido de considerar o ensino trabalho do educador como complexo, pois parte do pressuposto de que necessita planejar suas aulas com: objetivos, planejar as aulas, trabalhar na sala de aula, etc.

    Parabéns!!!

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  3. Por que se afirma que a aprendizagem consiste,
    principalmente do estudo ativo?

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    Respostas
    1. porque as atividades do estudo ativo possibilitam a assimilação de conhecimentos e habilidades e, por meio destes, o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas como, as proporções das coisas, o pensamento, a expressão do pensamento por palavras, o reconhecimento das propriedades e relações entre fatos e fenômenos da realidade.

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    2. Porque a aprendizagem não resulta apenas de necessidades e interesses internos da criança, nem é um processo no qual as crianças escolhem o que querem fazer. quando ela se baseia apenas na experiencia espontanea, os resultados são casuais, dispersos, não sistematizados.Por isso a atividade de estudo deve ser sistematicamente dirigida e orientada pelo trabalho do professor.

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