borboleta

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quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Lições da didática - cap. 1 e 2

A atividade de ensinar é um meio de trabalho que vai envolver o professor, o estudante e o conhecimento, é interagir, compartilhar. Ensinar é troca de conhecimentos entre aluno e professor, para isso se faz necessário a confiança que o aluno precisa ter no professor e desse modo, obter o sucesso na atividade educativa. Essa relação entre professor/aluno depende de alguns fatores sociais, econômicos, culturais, condições de trabalho e pedagógicos.
Existem algumas teorias que são usadas para analisar o processo de aprendizagem e o quanto é complexo o ensino, elas tem uma grande incidência no processo de ensino. São:
· Teoria cognitivista – o ensino é o processo de tomada de decisões e o professor é responsável por ele e a atividade de ensinar está baseada na personalidade pensante e interveniente do professor.
·             Teoria artística: o ato de ensinar é uma tarefa dupla, podendo ser estética ou poética. O ensino entendido como arte requer irrepetibilidade de atividade, potencialidade intuitiva, perseverança na ação, sensibilidade e estética.
·             Teoria compreensiva: o ensino compreensivo deve ser mostrado como uma prática única, transformadora e contextualizada.
·            Teoria sociocomunicativa: ensino não só é um ato comunicativo, mas um ato intencional e transformador e que requer maior interação entre o aluno e o professor.

A prática educativa é um processo intencional, planejado. As intenções educativas dizem respeito à relação entre professores, escolas e os objetivos formulados. E essas intenções compreendem a três tipos:
· Empírico: é a vida cotidiana.
· Racional: relacionados entre si pela mediação de conceitos
· Teórico: tudo se relaciona com tudo
Existem ainda três objetivos:
· Técnico
· Consensual
· Político-cultural
Esses objetivos dizem respeito a mudanças que são esperadas como conseqüência da prática educativa nas pessoas, ele se referem a mudanças individuais, institucionais e estruturais

Um comentário:

  1. Muito bom.
    Embora não tenham explorado como deveriam o segundo capítulo, pois, o aspecto da intencionalidade do ensino será fundamental para você que é educador neste mundo contemporâneo.

    Sucesso!!!

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