A avaliação da aprendizagem como processo construtivo de um novo fazer
Por – Maria Elizabeth Pereira Kraemer
Para Maria Elizabeth um professor não deve dar tanto valor a provas, ela é só uma formalidade exigida no sistema escolar. As avaliações devem ser feitas através da verificação do que realmente o aluno aprendeu, essa avaliação possibilitará a melhoria da qualidade do ensino, apontando quais informações foram desenvolvidas e o que deve ser ajustado.
A avaliação é verificar se seus objetivos de ensino foram alcançados e apontar os pontos que deram certo e os que não deram para revisá-los e isso é necessário para o professor, pois ele procurará ajudar os alunos a resolver suas dificuldades.
A avaliação pode ser de três tipos:
Diagnóstica: determina a presença ou ausência de habilidades e as causas repetidas das dificuldades.
Formativa: constata se os alunos estão atingindo os objetivos pretendidos.
Somativa: determina o grau que o aluno domina em uma área e aprendizagem.
Por fim avaliar é mudar sempre seus métodos, e para alguns mudar a forma de avaliar é também mudar a escola, pois leva a alteração das práticas tradicionais e isso gera insegurança, mas na verdade a mudança leva a construção de uma nova escola.
Muito bem.
ResponderExcluirRessaltaram bem os tipos avaliativos, destacados por Kraemer