Plano de aula:
Instituição de ensino: | ||||
Turma: | Turno: | Aulas | Área de ensino | Data: |
Tema: definir os ciclos biogeoquímicos Objetivos: | Estratégias de ensino | Material didático | Avaliação | |
Descrever maneiras importantes de utilizar a água para que este recurso não se esgote | Questionar onde encontramos água potável (experiência em laboratório demonstrando das passagens de estados físicos). Para casa: leitura sobre a água | Revistas, internet, laboratório de química | Atividade prática e participação na aula. Respostas das pesquisas | |
Demonstrar o ciclo do oxigênio na molécula de água. E mostrar como esse gás é tão importante para o surgimento da vida | Montar grupos e estudos para elaboração e um debate da pesquisa sobre o ciclo do oxigênio na molécula de água (GV E GO). | Livros, artigos internet, slides (figuras) | Relatório | |
Apontar o ciclo do carbono na construção da matéria orgânica e inorgânica | Pesquisar e realizar experiências em grupos relacionadas ao ciclo do carbono. Socializar as pesquisas (quais? cite-os) | Material de acordo com a pesquisa | Apresentação das experiências | |
Apresentar todo o processo de nitrificação e desnitrificação realizados pelas bactérias no ciclo do nitrogênio | Apresentação de slides para demonstrar no laboratório a fixação do nitrogênio nos nódulos das raízes das plantas. Responder questionário | Slides, plantas leguminosas, garrafas pet e húmus | Questionário | |
Descrever a iteração dos ciclos na natureza | Dinâmica de revisão (jogo do labirinto com dado de perguntas e respostas). Prova escrita | Jogo | Prova de todo o conteúdo (escrita) |
Alunas: Carliane, Juliana, Karol, Silvania moreno
Creio que alguns senões ficaram, por exemplo:
ResponderExcluirQuestionar onde encontramos água potável (experiência em laboratório demonstrando das passagens de estados físicos). Para casa: leitura sobre a água.
Quando deveria:
- Questionar onde encontramos água potável - debater em classe.
- Realizar experiência em laboratório demonstrando das passagens de estados físicos.
- Registro da experiência com conclusão do grupo.
- Para casa: leitura sobre a água