borboleta

borboleta

domingo, 20 de novembro de 2011

Plano de aula


Plano de aula:
Instituição de ensino:
Turma:
Turno:
Aulas
Área de ensino
Data:
Tema: definir os ciclos biogeoquímicos
Objetivos:

Estratégias de ensino

Material didático

Avaliação
Descrever maneiras importantes de utilizar a água para que este recurso não se esgote
Questionar onde encontramos água potável (experiência em laboratório demonstrando das passagens de estados físicos). Para casa: leitura sobre a água
Revistas, internet, laboratório de química
Atividade prática e participação na aula.
Respostas das pesquisas
Demonstrar o ciclo do oxigênio na molécula de água. E mostrar como esse gás é tão importante para o surgimento da vida
Montar grupos e estudos para elaboração e um debate da pesquisa sobre o ciclo do oxigênio na molécula de água (GV E GO).
Livros, artigos internet, slides (figuras)
Relatório
Apontar o ciclo do carbono na construção da matéria orgânica e inorgânica
Pesquisar e realizar experiências em grupos relacionadas ao ciclo do carbono. Socializar as pesquisas (quais? cite-os)
Material de acordo com a pesquisa
Apresentação das experiências
Apresentar todo o processo de nitrificação e desnitrificação realizados pelas bactérias no ciclo do nitrogênio
Apresentação de slides para demonstrar no laboratório a fixação do nitrogênio nos nódulos das raízes das plantas. Responder questionário
Slides, plantas leguminosas, garrafas pet e húmus
Questionário
Descrever a iteração dos ciclos na natureza
Dinâmica de revisão (jogo do labirinto com dado de perguntas e respostas). Prova escrita
Jogo
Prova de todo o conteúdo (escrita)
Alunas: Carliane, Juliana, Karol, Silvania moreno

Um comentário:

  1. Creio que alguns senões ficaram, por exemplo:
    Questionar onde encontramos água potável (experiência em laboratório demonstrando das passagens de estados físicos). Para casa: leitura sobre a água.
    Quando deveria:
    - Questionar onde encontramos água potável - debater em classe.
    - Realizar experiência em laboratório demonstrando das passagens de estados físicos.
    - Registro da experiência com conclusão do grupo.
    - Para casa: leitura sobre a água

    ResponderExcluir