A aula abordou o planejamento e a avaliação.
O planejamento tem que ter um tema que é o conteúdo a ser trabalhado, tem o objetivo que se trata do que o professor quer que o aluno aprenda e por último as estratégias de ensino que é como você trabalha em sala: descrever em tópicos e ser objetivo.
A avaliação é uma prática complexa, mas que é necessária. Nos contextos pedagógicos a avaliação numa postura dominante é repetida quando o aluno repete tudo que o professor faz, ela é homogênia, ou seja, todo o aluno tem que dar uma mesma resposta e tem que ter exacerbação de maios técnicos que só prima por uma avaliação escrita e descarta qualquer outro tipo de avaliação.
O novo modelo de avaliação propõe um julgamento de valor, vai qualificar o aluno sobre todas as suas manifestações relevantes da realidade
Perspectiva diagnóstica: vai verificar o que o aluno já sabe. Tem que identificar os conhecimentos prévios para tomar decisões.
Perspectiva formativa: avalia para tomada de decisões, rever pontos a serem corrigidos.
Perspectiva contínua: sempre estar avaliando, não só com um instrumento avaliativo apenas, mas com vários.
Como avaliar?
Avalia-se diante dos objetivos de ensino ou competências definidas. Os instrumentos avaliativos são:
· Atividades escritas
· Auto-avaliação
· Exercícios
· Participação
· Relatórios entre outros.
Avaliação do aluno: avalia toda a postura do aluno, como ele se comporta, suas atitude, seus interesses, e essa avaliação tem como objetivo a formação integral do aluno
Alem disso foi feito um poesia com base nesse assunto sobre avaliação e que se encontra no link: http://luzesdadidatica.blogspot.com/2011/11/resumo-da-aula-2411.html
Muito bem ressaltada a síntese da aula.
ResponderExcluirSó não ficou anexado o link para a poesia.
Podem anexar novamente, ou registra aqui a poesia.
ENCERRAMENTO DA ANÁLISE.
NÃO VOLTAREI MAIS, PARA FAZER A ANÁLISE.
Renilze Ferreira
Faltaram sem ser anexados os temas:
ResponderExcluir- Síntese de Veia e Libâneo
- Tendências pedagógicas
- Encontro da Fafire
- Teorias psicológicas sobre o conhecimento.
- Aula de Planejamento e objetivo.
Logo, 1 ponto a menos na média.