borboleta

borboleta

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Aula: 24/11/11

A aula abordou o planejamento e a avaliação.
O planejamento tem que ter um tema que é o conteúdo a ser trabalhado, tem o objetivo que se trata do que o professor quer que o aluno aprenda e por último as estratégias de ensino que é como você trabalha em sala: descrever em tópicos e ser objetivo.
A avaliação é uma prática complexa, mas que é necessária. Nos contextos pedagógicos a avaliação numa postura dominante é repetida quando o aluno repete tudo que o professor faz, ela é homogênia, ou seja, todo o aluno tem que dar uma mesma resposta e tem que ter exacerbação de maios técnicos que só prima por uma avaliação escrita e descarta qualquer outro tipo de avaliação.
O novo modelo de avaliação propõe um julgamento de valor, vai qualificar o aluno sobre todas as suas manifestações relevantes da realidade
Perspectiva diagnóstica: vai verificar o que o aluno já sabe. Tem que identificar os conhecimentos prévios para tomar decisões.
Perspectiva formativa: avalia para tomada de decisões, rever pontos a serem corrigidos.
Perspectiva contínua: sempre estar avaliando, não só com um instrumento avaliativo apenas, mas com vários.
Como avaliar?
Avalia-se diante dos objetivos de ensino ou competências definidas. Os instrumentos avaliativos são:
·         Atividades escritas
·         Auto-avaliação
·         Exercícios
·         Participação
·         Relatórios entre outros.
Avaliação do aluno: avalia toda a postura do aluno, como ele se comporta, suas atitude, seus interesses, e essa avaliação tem como objetivo a formação integral do aluno

Alem disso foi feito um poesia com base nesse assunto sobre avaliação e que se encontra no link: http://luzesdadidatica.blogspot.com/2011/11/resumo-da-aula-2411.html

2 comentários:

  1. Muito bem ressaltada a síntese da aula.
    Só não ficou anexado o link para a poesia.
    Podem anexar novamente, ou registra aqui a poesia.

    ENCERRAMENTO DA ANÁLISE.
    NÃO VOLTAREI MAIS, PARA FAZER A ANÁLISE.
    Renilze Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Faltaram sem ser anexados os temas:
    - Síntese de Veia e Libâneo
    - Tendências pedagógicas
    - Encontro da Fafire
    - Teorias psicológicas sobre o conhecimento.
    - Aula de Planejamento e objetivo.

    Logo, 1 ponto a menos na média.

    ResponderExcluir